Método de Emagrecimento Contínuo

Sei o quanto é difícil emagrecer. Escuto muitas histórias de fracasso na tarefa de perder peso. Porém, admiro a coragem daqueles pacientes que persistem em alcançar o sucesso no emagrecimento saudável. Insistir em dietas da moda, seguir dicas de pessoas leigas no assunto ou buscar fórmulas mágicas pode se tornar uma perigosa armadilha. A minha proposta de trabalho, baseada em conhecimentos científicos provenientes da medicina, consiste em formular uma estratégia individualizada para que o paciente possa conquistar o EMAGRECIMENTO CONTÍNUO.

Um dos principais pilares do tratamento é a dieta. Entretanto, a restrição calórica provoca o aumento da fome e redução do metabolismo basal. Por isso muitos pacientes acabam sendo acometidos pelo conhecido "efeito sanfona".

Também é importante destacar que somente 30% de todo o gasto energético do corpo humano é realizado pelos músculos. Isso significa que nem sempre é possível queimar calorias suficientes para perder peso durante o exercício físico.

Para completar, muitas pessoas ingerem alimentos com excesso de açúcares, carboidratos e calorias como forma de aliviar as tensões e ansiedades acumuladas ao longo do dia, ou mesmo na expectativa de gerar "energia" para superar o cansaço das tarefas cotidianas. Porém, essa é a combinação perfeita para resultar no fracasso da tentativa de emagrecimento sem o acompanhamento profissional.

O Método de Emagrecimento Contínuo que eu elaborei leva em consideração o conjunto de todos esses fatores. E se o planejamento definido for corretamente cumprindo pelo paciente isso trará excelentes resultados, incluindo evitar aquele indesejado "efeito sanfona".

Na avaliação inicial do paciente já é possível definir uma estratégia para minimizar o sofrimento provocado pela obesidade, a partir de técnicas cognitivas. O passo seguinte é promover a organização nutricional diária do paciente, orientando-o a evitar alimentos prejudiciais e que causem inflamação. A etapa de organização alimentar não foca em dietas restritivas, mas na definição das melhores escolhas de refeições, à luz da máxima "coma de tudo, mas não tudo". Medicações específicas para emagrecimento podem ser utilizadas em alguns casos, conforme a resposta inicial ao tratamento.

A base do método está no ensino da melhor escolha nutricional e na modulação de vícios e fissuras alimentares.

O método é todo personalizado a partir das particularidades de cada paciente e seu objetivo é fornecer ferramentas e condições para que se consiga um emagrecimento de modo sustentado e saudável, com mínimo sofrimento ou sacrifício.

145 visualizações

Centro Clínico da PUCRS | Av. Ipiranga, 6690, sala 807 | Porto Alegre/RS

Fones (51) 3339.3679  e (51) 3320.5160 | Whatsapp (51) 99410.0001

© 2020 Consultório Médico Dra. Patrícia Santafé | CRM 27208 | Políticas do Consultório | Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook